Mostrando postagens com marcador doces. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador doces. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cupcake de Chocolate

Ingredientes

Bolinho:
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga (temperatura ambiente para mole - uns 40s a 1min. no microondas)
1 ovo
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:
1 barra de 180g de chocolate meio amargo
3/4 da caixinha de creme de leite
Confeitos para decorar

Modo de fazer:

Bolinhos:
- Peneirar 3 vezes a farinha e reservar.
- Bater o açúcar e a manteiga até ficar uniforme. Juntar o ovo e bater mais um pouco.
- Aos poucos juntar a farinha, leite e o chocolate em pó e por último o fermento.
- Separar em forminhas de papel para cupcakes, colocar a massa na forminha deixando um dedo da borda livre, para a massa crescer. Ideal que as forminhas de papel sejam colocadas em formas de metal ou silicone para irem ao forne. Caso você coloque só na forminha de papel o cupcake fica torto.
- Levar ao forno a 180ºC por volta de 30 min, ficar de olho, cada forno faz em um tempo.

Cobertura (ganache):
- Derreter o chocolate em banho maria
- Acrescentar o creme de leite e mexer. Em um primeiro momento a ganache ficará meio dura, mas continue mexendo até obter um creme de chocolate consistênte e com brilho. Deixar esfriar em temperatura ambiente.

Montagem:
- Quando bolinho e cobertura estiverem em temperatura ambiente, colocar a ganache em um saco de confeiteiro com o bico de sua preferência e decorar o bolinho como preferir.
- Caso não tenha o saco de confeiteiro e o bico, você pode simplesmente passar a ganache no bolinho como se fosse a cobertura de um bolo, ou você pode colocar em um saquinho de freezer, fazer um pequeno corte em uma das pontas e decorar o cupcake de mais rusticamente. Confeitar como preferir. Na foto acima usei confeitos em forma de estrelas.

Brigadeiro de Chocolate, Bicho de Pé e Brigadeiro de Leite Ninho


Receita Básica de Brigadeir0

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa generosa de manteiga (nada de margarina, hein)
4 colheres de sopa generosas de chocolate em pó (no caso do Brigadeiro de chocolate)
ou
4 colheres de sopa generosa de Quick de morango em pó (no caso do Bicho de Pé)
ou
4 colheres de sopa generosas de Leite Ninho ou Leite em pó (no caso do Brigadeiro de de Leite Ninho)

Modo de preparo:
- Miturar todos os ingredientes numa panela (se tiver, usar a de T-Fal), colocar em fogo médio e mexer.

- O segredo do brigadeiro está em mexer o tempo todo até ficar na consistência desejada. Para enrolar o ideal é mexer e cozinhar até que você veja o fundo da panela (uns 10 a 15 minutos no fogo médio, e mexendo o tempo todo). Para um brigadeiro mole basta uns 5 a 8 minutos no fogo médio e mexendo o tempo todo.

- Os brigadeiros podem ser enrolados no áçucar, no granulado, no quick, no leite em pó, no chocolate em pó ou confeitos em geral.

rendimento: entre 35 a 50 brigadeiros enrolados, depende do tamanho da forminha!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Taça Limão


Ingredientes:

mousse limão

1 lata de leite condensado

1/2 caixa de creme de leite
Suco de limão


calda de frutas vermelhas

300g de frutas vermelhas (morango, framboesa, amora)

1 shot de vodka

1 limão
1 pacote de bolacha Waffle ou outra de sua preferência.

Modo de preparo mousse:

- Misturar o leite condensado com o creme de leite e aos pouco ir colocando o suco de limão e experimentando. Existem limões mais cítricos que outro, a quantidade de limão é a gosto. Quando estiver um doce bem azedinho, está no ponto da mousse.


Modo de preparo calda:

- Cortar e higienizar os morangos, as amoras e framboesas, levar ao fogo baixo com o açúcar e a vodika. Com o socador de drinks, espremer algumas frutas vermelhas, deixando algumas inteiras. Deixar no fogo até ficar com consistência de calda. De tempos em tempo retirar a espuma escura que forma. Desligar o fogo. Finalizar com gotas de limão. Deixar esfriar e levar a geladeira.


Montagem:
- Para finalizar, monte o seu mousse em uma taça (indico a de martini, mas qualquer outra funciona), por cima coloque a calda de frutas vermelhas e por último mergulhe metade da bolacha dentro do copo. Servir gelado.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Suflê de Banana e Amoras


Ingredientes

2 claras de ovo

8 colheres de sopa de açucar

3 bananas nanicas

50 gramas de amoras

1/2 colher de manteiga

1 limão


Modo de Preparo

Bater clara em neve, quando a clara estiver firme adicionar aos pouco 4 colheres de acúcar, intercalando cada colher com 3 gotas de limão.


Amassar a banana e a amora de leve, mantendo pequenos pedaços, misturar com 2 colheres de açucar e 5 gotas de limão.


Misturar levemente as claras com a banana e a amora amassadas.


Untar pequenas forminhas de porcelana com manteiga. Colocar 2/3 da forminha e levar para assar por 10 a 15 minutos em forno médio.


A amora pode ser substituída por qualquer fruta vermelha.

Cheese Cake de Frutas Vermelhas



(massa)

2 xícaras de chá de farinha de trigo

4 colheres de sopa de manteiga

½ caixa de creme de leite

1 pitada de sal

1 colher de chá de fermento em pó

(recheio)

400g de Cream Cheese

2 ovos

1 gema

100g de açúcar

20g de Farinha de Trigo

300ml de Leite

Baunilha

(calda)

300g de frutas vermelhas (morango, framboesa, amora)

1 shot de vodka

1 limão

Modo do preparo

Massa

- Juntar os ingredientes secos da massa, adicionar a manteiga e o creme de leite. MIsturar tudo até formar uma massa homogênia. Levar a geladeira por 10 min.

- Abrir a massa direto na assadeira de fundo falso. Pegar pequenos pedaços da massa e com as pontas dos dedos ir esticando na assadeira e juntando os pedaços. Não precisa untar pois a massa tem base de manteiga Fazer isso no fundo e na lateral da assadeira.

- Com um garfo furar toda massa, já aberta na assadeira. Levar ao forno pré aquecido para assar. Assar até a massa ficar branca, mole e fofinha. Não deixar assar por inteiro, pois a massa ainda vai ao forno novamente.

Recheio

- Com o fuet misturar o cream cheese com os ovos e o leite, depois acrescentar o açúcar e a farinha, misturando sempre e por último acrescentar a baunilha.

- Acrescentar o recheio na massa pré-assada e levar novamente ao forno até o recheio ficar firme (cozido) e levemente amarelado na superfície. Quando pronto, retirar do forno, deixar esfriar ao natural e levar a geladeira.

Calda

- Cortar e higienizar os morangos, as amoras e framboesas, levar ao fogo baixo com o açúcar e a vodka. Com o socador de drinks, espremer algumas frutas vermelhas, deixando algumas inteiras. Deixar no fogo até ficar com consistência de calda. De tempos em tempo retirar a espuma escura que forma. Desligar o fogo. Finalizar com gotas de limão. Deixar esfriar e levar a geladeira.

Antes de servir, desenformar o cheesecake e colocar a calda por cima.